sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Millet Jean Francois

Por meio deste singelo blog, procuramos expor, embora seja de maneira sintética, a vida e as obras de um grande artista renomado, cuja história lhe atribui a alcunha de ser o percursor do movimento realista, Jean-François Millet.



Millet (4 de Outubro, 1814 – 20 de Janeiro, 1875), de origem de classe alta – filho de latifundiários da Normandia –, teve suas primeiras experiências com a arte aos 20 anos, num estúdio com pintores como Paul Dumouchel, o qual continuou o orientando em Paris (1838). Sua carreira iniciou-se no estilo rococó - extensão do barroco, que se liberta da temática religiosa -, como também, baseou-se em grandes mestres: Michelangelo, Giorgione e Poussin. Abandonando o estilo acadêmico, torna-se um dos fundadores da Escola de Barbizon, aldeia próxima à Paris, priorizando cenas cujas paisagens não eram interpretadas como segundo plano, como muitos estilos o faziam. No entanto, deixou Barbizon, para que, enfim, pudesse criar suas obras que abordam a vida de camponeses, tema pelo qual é reconhecido principalmente.
Devido à sua tamanha importância, muitos autores fizeram releituras de suas obras, como Salvador Dalí – com suas cinco releituras de Angelus - e Van Gogh.




Salvador Dali, "Angelus arquitectónico de Millet"




Legenda Salvador Dali, "Reminiscência Arqueológica do Angelus de Millet"




Salvador Dali, "Gala e o Angelus de Millet antes da Chegada Iminente da Anamorfose Cónica"

6 comentários:

Gauguin2B disse...

Hã... bem pouca coisa, não? XD

André Matheus André Magalhães Paulo Victor 2A disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata, Lara e Fernanda (; disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fragonard disse...

O trabalho exposto pelo grupo sobre o artista Millet, nos da uma boa noção sobre o que tem possibilidade de ser cobrado nas provas do cespe, como o PAS, nos apresentando suas principais obras, e as principais informações sobre este grande artista.

Unknown disse...

o blog não está concretizado, graças a isso um pouco ruim, porém fico muito admirado com a dedicação do grupo. os comentários foram bem divertidos trazendo muita alegria no meu dia pelas discuções. sem brigas minha gente, comentários podem ser positivos ou não, basta aceita-los para melhorar. obrigado pela diversão.

beijos a todos ! ;*

Renata, Lara e Fernanda (; disse...

O blog está em construção ainda, dá pra ver o trabalho que o Roberto está tendo para montar um template único e personalizado, por isso é justificável a escassez de conteúdo ☺
O blog está ficando muito bom, bastante interessante e esclarecedor.